Novelas mexicanas são racistas?

Começa com essa pergunta, que intriga a tantos, e a resposta é sim, novelas mexicanas são racistas, não vou entrar no mérito de falar do entretenimento brasileiro, pois esse eu vou guardar para depois, hoje exclusivamente falarei de telenovelas mexicanas.

Já assisti vários melodramas feitos pela Televisa, e inclusive fui criada assistindo essas tramas.

Quando me tornei adulta, percebi que não havia pessoas como eu ali, representadas, e quando me aprofundei no assunto, percebi que era proposital, sou parda, fora do padrão doentio imposto pela sociedade, e sim, se fosse na porta da Televisa, levaria um belo não na minha cara, iriam dizer coisa do tipo, “Você não tem talento”, ou “Vá fazer tal curso, quem sabe você não consegue um papelzinho ali?!”.

Depois de décadas, centenas de novelas produzidas, posso afirmar que a Televisa nunca teve uma atriz negra como protagonista, e para as pessoas que dizem que a população negra no México é quase inexistente, devo dizer que também não existe muitos brancos no país azteca. E quantos brancos vocês conhecem que já protagonizaram novelas mexicanas?! Vários.

Basta dar uma olhada nas tramas atuais da Televisa e perceber que o monopólio está nas mãos dos brancos.

Devo dizer que o nível de brancura nas telenovelas mexicanas subiu muito, se nos anos 90, uma Thalía protagonizava novelas, hoje digo com toda certeza, que ela não conseguiria. A Televisa atual preza por atrizes com o biotipo de Angelique Boyer, que não tem nenhuma semelhança com a típica mulher mexicana.

Não ha representatividade, e sempre os típicos mexicanos estão em posição de subalternidade, isso é triste, o país é deles, porém os europeus saem na frente.

Reflita sobre isso, ao consumir um produto racista, pense: “Será que eles me aceitariam ali, ou eu sirvo apenas para comprar aquela novela?”